Prefeitura de Barbacena realiza maior obra de iluminação da história

Prefeitura de Barbacena realiza maior obra de iluminação da história

As obras de iluminação pública em Barbacena estão avançando. A Prefeitura está realizando o maior investimento no setor da história da cidade e vários locais já estão com nova estrutura. O arco do Pontilhão, por exemplo, recebeu 16 lâmpadas de led, dando cara nova ao cartão postal do município. Outro cartão postal iluminado foi a Basílica de São José, que está chamando atenção pela instalação, nas cúpulas superiores, de LED RGB de alta qualidade. A avenida Governador Bias Fortes, principal chegada da cidade, através da BR-040, também teve uma modificação importante: todas 192 luminárias de vapor sódio foram substituídas por 192 de LED que, além de econômicas, deixaram o local mais iluminado.

O município assumiu a gestão da iluminação pública em 2015, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Plano Diretor para a área já foi entregue e, no último mês, foi realizada Audiência Pública para a apresentação e discussão da licitação para a contratação de concessão administrativa para a execução de obras e prestação de serviços relativos à modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede.

A previsão de investimentos é, em sete anos, na ordem de R$30 milhões. O Plano Diretor, elaborado e aprovado pela atual administração, contempla as ações de planejamento urbano, melhorias de qualidade de vida, sustentabilidade do sistema na eficiência energética, eficientização da luminância do parque elétrico e proteção ao meio ambiente.

Contempla, ainda, ações de segurança pública interação e integração social, individualização da linguagem visual e paisagem urbana, otimização do consumo e vida útil do parque de iluminação, valorização do Patrimônio Público e embelezamento, promoção do turismo, valorização e incentivo à cultura, fomento da economia, atendimento às peculiaridades da zona rural, aplicação e regulamentação de novas tecnologias, regulamentação de novos empreendimentos, dentre outras que se relacionem com o interesse público e que venham a ser apuradas.

Assessoria

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro