“Quem é Você” resgata em miniaturas personagens do Carnaval

“Quem é Você” resgata em miniaturas personagens do Carnaval

Para resgatar velhos carnavais, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exibe a exposição “Quem é Você?”. A mostra apresenta miniaturas de bonecos com réplicas de fantasias utilizadas nos carnavais de várias épocas. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 26 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Com que roupa eu vou?


As fantasias dão tom às brincadeiras de Carnaval. Seja nos desfiles de Escolas de Samba, nos blocos ou nos bailes de salão, a criatividade na escolha dos trajes contribui para o clima de descontração que envolve os foliões nesta época do ano.
Esse hábito foi introduzido no Brasil através dos bailes de fantasias e máscaras, inspirados na cultura italiana. Naquela época, os clubes italianos resgatavam o Carnaval de Veneza juntando-se aos desfiles das grandes sociedades. Esses bailes se tornaram uma tradição e perduraram durante décadas dando origem aos concursos de fantasia onde o luxo imperava e despertava muita briga entre os concorrentes perdedores.
“Quem é você?” resgata réplicas de fantasias utilizadas em uma época em que as pessoas se adornavam com glamour e criatividade para irem aos bailes nos clubes e agremiações. Homenageando os personagens da Commedia dell’Arte italiana e do Carnaval Veneziano, destacam-se as fantasias de Pierrot, Arlequim e Colombina. Os três personagens, criados no século XVI para satirizar os costumes sociais da época, conquistaram o público e passaram a fazer parte das fantasias mais requisitadas para a Festa de Momo.
Ao todo são 55 peças, confeccionadas em diversos tipos de materiais, que relembram personagens do Carnaval. O público poderá conferir reproduções de fantasias de baiana, holandesa, odalisca e cigana. Das histórias e do imaginário infantil surgem alegorias de bruxa, fada e palhaço. O Carnaval juiz-forano é representado por três personagens do tradicional bloco “Domésticas de luxo”; as peças em papel machê foram confeccionadas por Valéria Rosa.

 

Fonte: Assessoria

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro