Renata de Aragão Lopes lança livro infantil “Mano Amigo”

Renata de Aragão Lopes lança livro infantil “Mano Amigo”

A escritora Renata de Aragão Lopes leva sua poesia para passear pelo mundo infantil com sua primeira obra dedicada às crianças, “Mano Amigo”. O livro foi lançado nessa quarta-feira, 15, às 10h, durante a 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, no Centro de Convenções do Independência Trade Hotel (Av. Presidente Itamar Franco, 3.800, Cascatinha). A obra tem patrocínio da Lei “Murilo Mendes” de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).


Com ilustrações de Adriana Barata, o livro narra uma pequena história infantil, onde “Mindinho”, “Seu-vizinho”, “Maior-de-todos”, “Fura-bolo” e “Cata-piolho” se divertem em um campinho de várzea, diante de animada e pacífica torcida. Segundo a autora, a brincadeira, feita com os dedos das mãos, “busca incutir na criança os valores de amizade, boa vizinhança, paz social e respeito à dignidade das pessoas, norteados pela compreensão da individualidade e aceitação das diferenças”. A proposta é que o leitor movimente “os próprios dedos durante a leitura, dando vida, voz e expressão a cada um deles, de modo a traírem o interesse dos pequenos e tornarem único aquele momento compartilhado”.


Apostando na leitura como hábitos capazes de favorecerem a imaginação infantil e de ouvir, Renata dedica o livro à primeira infância (crianças de zero a seis anos), dirigindo-se, principalmente, aos pais, responsáveis e professores da educação infantil. A publicação estimula a interação entre adultos e crianças durante a leitura, “para que, no acelerado século 21, através da extraordinária ferramenta que é a literatura, os pais ou responsáveis efetivamente se envolvam com as crianças em brincadeiras e atividades prazerosas, que os aproximem emocionalmente”. No final do livro, a autora dá sugestões de interações e brincadeiras para o leitor fazer com a criança, como a confecção de dedoches. Os interessados podem encomendar a obra por meio do site da escritora: www.docedelira.com.br.

A autora


Renata escreve desde criança e é bacharela em Direito, especialista em Direito Público e servidora do Ministério Público da União. Selecionada em concursos literários promovidos no Brasil e no exterior, possui publicações em diversas antologias. Em 2013 publicou “Doce de Lira, Poesia à Mesa”, também com patrocínio da Lei “Murilo Mendes”.

Fonte: Assessoria

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro