Demlurb orienta como reciclar o lixo com criatividade e responsabilidade no Natal

Demlurb orienta como reciclar o lixo com criatividade e responsabilidade no Natal

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), junto ao seu setor de Educação Ambiental, trabalha na promoção da conscientização sobre coleta seletiva e consumo responsável.

A técnica ambiental Rosilene Lopes explicou que as pessoas devem dosar seu consumo, que aumenta consideravelmente com as festas de final de ano, a fim de reduzir a quantidade de lixo gerada, e falou sobre o trabalho do setor: “Fazemos atividades de conscientização em escolas, creches, condomínios e associações de bairros, oferecendo palestras sobre reciclagem e teatro de fantoches, por exemplo. Também fazemos mobilizações para incentivar a coleta seletiva, entregando panfletos de casa em casa, informando quais os materiais que devem ser reciclados e explicando a maneira certa de descartar o lixo, separando os resíduos secos dos úmidos.”

Uma forma de reciclagem é a reutilização de materiais, que seriam descartados, para produzir artesanatos, como afirma a coordenadora de campanhas educativas, Efigênia Viana: “Quando você recicla, está dando utilidade para algo que seria jogado fora, evitando que a poluição atinja o meio ambiente. Um objeto de artesanato não vai ser jogado fora tão cedo: você agrega sentimento ao presente. Depois que você coloca a mão, ninguém vê mais como lixo.”

Foi pensando nisso que o Setor de Educação Ambiental do Demlurb, aproveitando a aproximação das festas de fim de ano, elaborou um tutorial de decoração de Natal. Confira:

Passo 1: Comece com uma revista antiga. O tamanho da sua árvore dependerá do tamanho da edição escolhida.

Passo 2: Vire a revista para a parte de trás, facilitando a dobradura das páginas.

Passo 3: Pegue a ponta superior da capa, e leve até o meio.

Passo 4: Dobre a ponta inferior, de forma a formar um triângulo.

Passo 5: Dobre a ponta do triângulo em direção à parte inferior da revista.

Passo 6: Repita com todas as folhas da revista.

Passo 7: Pinte com tinta spray, na cor de sua preferência.

Passo 8: Decore como quiser. Solte a imaginação!


 Fonte: Assessoria/PJF

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro