Conheça as belezas do litoral do Rio Grande do Norte

Conheça as belezas do litoral do Rio Grande do Norte

Contemplar o azul do mar e o brilho do sol, mergulhar nos encantos da natureza, desvendar os mistérios de cada canto! Arrume as malas, porque o Pólo Costa das Dunas, principal destino turístico do Rio Grande do Norte, vai levar você para descobrir o que o estado potiguar tem de melhor em turismo, gastronomia, cultura e diversão! Em seus 16 municípios, o visitante vai percorrer caminhos fascinantes e inesquecíveis. Feliz viagem!

 

DE NORTE À SUL


O Rio Grande do Norte é uma terra abençoada pelo Oceano Atlântico, local onde o mar acaricia as alvas areias com águas mornas e cristalinas, formando remansos ou simplesmente se deixando quebrar em ondas!


O Pólo Costa das Dunas se estende por centenas de quilômetros de praias paradisíacas, desde tranquilas piscinas naturais, onde se pode banhar e brincar com as crianças, até trechos de mar aberto, com ondas e ventos que permitem a prática de esportes radicais, como o kite e o windsurf.


Neste belo destino se fez história: no Forte que defende a barra do grande Rio Potengi, nas igrejas antigas, nos engenhos de cana-de-açúcar, nos quilombos e tribos, com lutas pela dominação que fizeram da capital, a cidade de Natal, lugar cobiçado por três nações. A cidade é famosa por ter sido base estratégica durante a II Guerra, uma metrópole em ascensão.


No Pólo, se encontra o Aeroporto Internacional Aluísio Alves e uma das maiores e melhores infraestruturas hoteleira e gastronômica do Brasil. O local se divide, a partir da cidade de Natal, em Litoral Norte e Litoral Sul.


Para o Norte, o turista encontra, bem próximo a Natal, Extremoz. É beleza e emoção para todos os lados e para todos os gostos! Na praia de Genipabu, os famosos passeios de buggy e dromedários; na praia de Santa Rita, relaxantes banhos em suas águas calmas; na Praia de Pitangui, paisagens inesquecíveis e banhos maravilhosos de lagoas e cachoeira; na Praia de Redinha Nova, o sabor irresistível da ginga com tapioca, além do famoso grude de Extremoz; em Barra do Rio, muita emoção na travessia da balsa.


Além disso, o município oferece uma série de atividades, como caminhadas, trilhas, cavalgadas e a prática de esportes. Tudo isso faz de Extremoz, um lugar em plena sintonia com o destino que o turista sempre procura.


O Litoral Norte tem como característica ser ligado, em toda sua extensão, pela BR-101, que na realidade tem seu início bem lá em cima, na praia de Touros, e cruza o Brasil até o extremo sul. A partir da rodovia, diversos acessos vão levando o turista para praias como Rio do Fogo e sua marcante comunidade de pescadores. A praia oferece um cenário de um dos mais belos fenômenos da natureza: quando o sol começa a se pôr, as águas de uma lagoa da região se tornam douradas e avermelhadas, quase cor de fogo, um momento de pura emoção!


Maracajaú, com seus arrecifes, fica a 54 quilômetros de Natal. Sua maior atração é uma formação de corais a 7 quilômetros da costa, conhecida por parrachos, onde se pratica o mergulho de snorkel, um dos melhores mergulhos livres do país. Há, ainda, Perobas, um recanto bucólico e pacífico; o agito de Touros, um grande polo pesqueiro e lugar perfeito para quem quer se aventurar e relaxar, oferecendo diversas atividades ligadas à natureza e ao ecoturismo; e São Miguel do Gostoso, praia que se esparrama por quilômetros, o que permite uma grande variedade de opções de hospedagem à beira-mar, além de ter sido privilegiada com um regime constante de ventos, transformando-a em referência internacional no kitesurf. O lugar é realmente muito gostoso, assim como o peixe ao molho de manga, um sucesso da gastronomia local! E a Praia do Marco também não pode ficar de fora dessa lista! No local foi assentado um dos marcos da colonização portuguesa.


Esse é um bom norte para a sua viagem, e tem muitas outras praias esperando para serem visitadas e exploradas.


Em direção ao sul, o turista encontra as praias mais famosas do litoral do Rio Grande do Norte, começando com Ponta Negra, em plena cidade de Natal; Pirangi, onde se encontra o maior cajueiro do mundo e os passeios de escuna para as piscinas naturais nos arrecifes; e as comunidades na Rota do Sol, estrada que permite fácil acesso a diversas praias e formam as tradicionais áreas de veraneio para o potiguar, como Búzios, Tabatinga - o melhor point de surf do estado - e Barreta.


Quem se aventura pela região, seja pela beira-mar, cruzando rios e barras com balsas, ou pela BR-101, chega facilmente a praias como Tibau do Sul, banhada pelo mar e pela Lagoa de Guaraíras, um verdadeiro paraíso de mangues, florestas e cidades acolhedoras como Vila Flor.


Ao lado de Tibau do Sul, a badalada praia de Pipa, ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro. Eleita pelo Guia 4 Rodas uma das dez mais belas praias do Brasil, possui águas claras e mornas, mirantes e falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica. E atenção, máquina na mão, porque as dunas branquíssimas de Cacimbinhas deixam este passeio ainda mais imperdível!


Ainda mais ao sul, o turista descobre Barra de Cunhaú, onde o mar adentra a terra formando um acolhedor porto natural - meu lugar preferido no Rio Grande do Norte. Barra do Cunhaú exibe lindos coqueirais, belíssimas paisagens e as águas são simplesmente perfeitas para banho. Além disso, a comida é maravilhosa!


Destacam-se, ainda, a simplicidade de Sibauma e a formosura de Baía Formosa. Com suas altas falésias - o nome já faz jus a este lugar esplendoroso - Baía Formosa é ideal para quem busca tranquilidade, e para aqueles que gostam de se aventurar sobre as ondas, é ótima para a prática do surf. Divirta-se com o passeio de buggy por praias quase desertas até Sagi, divisa com a Paraíba e conheça a Lagoa da Coca-Cola, com a exuberância de suas águas escuras, que dão ao lugar as formas da beleza e que, segundo os nativos, tem poderes rejuvenescedores.


De uma ponta a outra, o litoral do Rio Grande do Norte tem o encanto de conquistar o olhar e o coração! Lá, o turista encontra a essência do povo potiguar e descobre sua alma.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro