Ilha de encantos: conheça a acolhedora e singular Cuba

Ilha de encantos: conheça a acolhedora e singular Cuba

Essa semana vamos um pouquinho mais longe! Vamos a Cuba!


Rodeada por um mar tranquilo banhando as suas costas, Cuba surge como uma ilha sedutora, que emergiu um dia perante um navegador genovês ávido por descobrir tesouros. Os seus encantos variam como a suas cores verdes. Torna-se cidade e natureza; transforma-se em dança e acordes sensuais, oferece-se viva e tenra, com aroma de frutas e sabor de rum!


Apresentando cidades coloniais, uma natureza magnífica, um fundo do mar fantástico, uma cultura com diversas faces e habitantes caracterizados por serem anfitriões ilustres e amigos, Cuba revela-se ao mundo, generosa como uma descoberta oportuna. São tantas cidades interessantes que destaco apenas algumas, deixando outras para uma próxima oportunidade, já que todas valem a pena a visita.

 

A CAPITAL


La Habana, isto é, Havana, destino e ponto de partida, é uma cidade sem precedentes: antiga e nova, incomparável e insólita. Capital de Cuba, La Habana possui uma valiosa e ampla história, cultura e tradição. É o destino de excelência. Nela estão concentradas praias magníficas, hotéis, restaurantes, marinas e centros para praticar desportos náuticos, além de cidades patrimoniais, instalações para convenções, uma vida cultural muito rica.


Uma das atrações da cidade é o badalado calçadão litorâneo do Malecón, onde os cubanos se reúnem para ver o pôr do sol, namorar, ouvir música, passear e até pescar. O Centro Histórico em Habana Vieja, Patrimônio da Humanidade e situado entre os mais antigos e conservados da América, é também o melhor lugar para ficar e passear. Os palácios e monumentos do século 18 – outros ainda mais antigos – comprovam o que lemos nos livros de história no período colonial. São muitas as atrações na cidade: o Cristo de La Habana, o Museu das Belas Artes, o Cemitério de Colombo, o Jardim Botânico Nacional de Cuba e muito mais. Destacam-se, ainda, as Praias do Leste, uma sucessão de balneários com uma qualidade excelente e uma infra-estrutura hoteleira respeitável.


Percorrer Havana é um acontecimento. A beleza da sua arquitetura, as suas edificações, os tesouros dos seus museus e a sua alma festiva, convidam para caminhar em suas ruas e viver a sensação de uma cidade marinheira, romântica e disposta a ser descoberta.

 

NO LITORAL


Varadero, favorecida pela natureza, é um dos principais balneários da ilha, e é imperdível! O balneário deslumbra o visitante pelo seu amplo litoral. Suas praias de águas turquesa e areias brancas fazem qualquer turista sair completamente da rotina. A incrível combinação de um mojito com um dos melhores charutos do mundo também não pode ficar de fora.


São várias atrações em Varadero. O Parque Josone é magnífico para a distração e o descanso. O seu lago, as árvores, a placidez do ambiente e a variada oferta gastronômica, conquistam o visitante. Quando se trata de música e dança, o Mambo Club é o lugar perfeito, com música cubana ao vivo unida a uma oferta variada de bebidas e refeições ligeiras. Para os amantes do golfe, há o Varadero Golf Club, um magnífico campo de 18 buracos. O Cabaret Tropicana brinda uma amostra incalculável de cultura e identidade através da música e da dança.

Em Cayo Blanco, a paz e o inesperado caracterizam um dia de aventuras. Por outro lado, o Centro Plaza América proporciona uma ampla oferta aos visitantes, com lojas, restaurantes, bares e cafeterias.

 

HISTÓRIA E CULTURA


Trindad, a cidade museu de Cuba, conserva a magia colonial da época. Ruas calçadas, nas quais foram erguidas construções majestosas, transformadas em museus. Largos e praças constituem o seu centro histórico.


Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988, a antiga Vila da Santíssima Trindade de Cuba, fundada no século XVI, constitui, sem dúvida, uma joia arquitetônica colonial da ilha e da América.


São muitos os lugares para serem visitados. O Museu Romântico possui uma amostra de móveis e artes decorativas do século XIX; Mana Iznaga e o Vale de lós Ingenios, Patrimônio Cultural da Humanidade, é um dos engenhos mais prósperos do século XIX, do qual ainda se conservam vestígios; La Canchánchara, mel e aguardente, a bebida servida aos mambises (guerrilheiros anticolonialistas) do exército Libertador cubano para mitigar a sede e a fome, dão nome a esta taberna do século XVIII, uma das edificações mais antigas da cidade.


Topes de Collantes, situado na Serra de Escambray, é um lugar ideal para praticar caminhadas ou repouso em plena natureza. Há ainda o “Centro de Buceo Cayo Blanco”, situado na península Ancón, perto da praia com o mesmo nome. As águas que o rodeiam encontram a barreira de corais mais extensa do país, na qual se destacam formações denominadas camellones, alcançando até cinco metros de altura, além de túneis, canais e outros acidentes. São notáveis as concentrações de coral preto, uma grande variedade de esponjas, leques de mar e peixes tropicais, ideal para um bom mergulho.

 

LESTE CUBANO


O leste cubano também reserva surpresas. Nesta área está a grande maioria dos Cayos: Cayo Santa Maria, Cayo Coco e Cayo Largo, considerados alguns dos lugares mais maravilhosos do mundo pela mistura de praias excepcionais.


As notícias mais antigas sobre os cayos remontam aos tempos dos corsários e da pirataria. Cayo Coco, com seus 370 quilômetros quadrados, é uma das maiores ilhas do arquipélago cubano. Com bosques e fauna atraentes, entre as suas singularidades encontramos flamingos, répteis e crustáceos. Os seus 22 km de praias, perfeitas para mergulhos, distinguem-se pelas suas águas limpas e seguras e a sua areia finíssima.


Cayo Guilhermo é um lugar virgem. Com uma beleza singular e uma fauna fantástica, é referência para os amantes da navegação e observação da fauna e da flora.


Em qualquer destino do país, em ambientes de cidade, praia ou natureza, as opções de hospedagem são confortáveis. Com três, quatro e cinco estrelas e uma rede de restaurantes, lojas, transportes. Mas o que faz de Cuba um lugar único é seu povo, acolhedor, divertido e autêntico.


Esta não é apenas mais uma ilha para dar uma escapadela e sim ir de férias e curtir esta Cuba, singular e autêntica.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro