Voluntários arrecadam material de higiene pessoal para idosos do Abrigo Santa Helena

Voluntários arrecadam material de higiene pessoal para idosos do Abrigo Santa Helena

A partir da percepção de que muitas vezes os idosos do Abrigo Santa Helena não dispunham de produtos de higiene pessoal particulares, como xampu, por exemplo, voluntários começaram a se organizar para que os moradores do Abrigo tivessem acesso a unidades individuais dos mesmos produtos.


“Sou voluntária há mais de 30 anos, desde que me mudei para perto do terreno do Abrigo. Já testemunhei muitas fases da instituição, algumas boas, outras ruins. Em alguns momentos, voluntários e funcionários que trabalham lá começaram a ficar incomodados com o fato de que os idosos não tinham acesso a objetos individuais. Diante disso, começamos a nos mobilizar. Trocamos as toalhas e começamos a investir em outros objetos. Com o tempo, a comunidade abraçou a nossa campanha e hoje contamos com muitas doações”, explica Myrian Silveira Lopardi.


De acordo com a voluntária, a arrecadação desses objetos faz com que as pessoas se interessem em visitar e criar vínculos com os moradores do abrigo. Myrian ainda explica que em outubro, mês no qual a instituição completa 101 anos, os voluntários promovem uma reunião entre os idosos, na qual eles recebem os kits com as doações.
“Esse é o 28º ano consecutivo que promovemos essa reunião. Buscamos sempre levar para eles atividades diferenciadas, como bingo, passeios, e isso é muito importante para eles. A entrega dos produtos, nesse ano, deve acontecer no dia 9 de outubro”, explica. Cada kit é composto por duas toalhas, uma de banho e outra de rosto, um desodorante, que não pode ser do modelo roll-on, xampu, condicionador, creme hidratante, dois barbeadores, dois sabonetes brancos, para homens, ou um esmalte ou batom, para as mulheres.


Os interessados em contribuir com algum dos objetos podem fazê-lo diretamente no Abrigo Santa Helena, localizado na Avenida Francisco Valadares, 2.745, no bairro Vila Ideal, zona Sudeste, ou na Personal Pilates Center, na Rua Santa Rita, 538, loja 1.

PARCERIAS


Outra iniciativa que busca reunir artigos de higiene pessoal para os idosos do Abrigo Santa Helena é promovida pelo setor de Assistência Social do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). “Costumamos abraçar causas como essa todos os anos de maneira interna, com os nossos funcionários. Mas nesse ano, estendemos o pedido para os alunos e para a comunidade, e estamos dando maior divulgação para a ação, para levantarmos ainda mais doações”, explica a assistente social do CES/ JF, Ana Beatriz Pacheco Emerick. Ainda de acordo com ela, os donativos serão recolhidos, embalados de forma padronizada, e entregues ao Abrigo.

]
“Mesmo quem não pode contribuir com todos os itens, pode levar o que puder, porque eles as unidades recebidas serão reunidas para formar outros kits”, explica. “É sempre bom lembrar que parte dos idosos atendidos pelo Abrigo não contam com a presença constante da família, e que a doação, mesmo que seja um pequeno gesto, já faz toda a diferença no final”, comenta Ana Beatriz.


No campus do CES, as doações podem ser entregues de segunda à sexta-feira, de 8h até as 12h e depois de 13h até as 18h. Na segunda-feira, 12, e na quarta-feira, 14, as doações podem ser feitas até as 20h. A instituição recebe os produtos até a próxima quinta-feira, 15. Cada kit, nesse caso, é composto por uma toalha de banho, outra de rosto, dois sabonetes, um creme hidratante e dois barbeadores, no caso dos homens. Os interessados podem fazer as doações no CES, por meio do Setor de Serviço Social, na Rua Halfeld, 1.179, Centro.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro