Juiz de Fora vai receber 1ª Bienal do Livro

Juiz de Fora vai receber 1ª Bienal do Livro

O maior evento de literatura do país, a Bienal do Livro, terá sua primeira edição na Zona da Mata em junho, entre os dias 14 e 19, no Independência Trade Hotel. A Bienal vai funcionar das 9h às 22h, de quarta-feira a sábado, e no domingo, das 10h às 19h. De acordo com a organização do evento, serão 45 stands de livrarias, editoras e distribuidoras, ocupando um espaço de 2.600 m². Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira, 24, parte da programação já foi divulgada.


“Teremos 60 horas de programação cultural, com oficinas, contadores de histórias, mesas de debate, bate-papos, autógrafos e exposições culturais”, conta Cristina Sena, da Signa Eventos, empresa responsável pela iniciativa. “Estamos esperando um público aproximado de 60 mil pessoas nesses seis dias. A entrada é franca”.


Ainda segundo Cristina,o evento em Juiz de Fora perde em tamanho apenas para as grandes cidades que têm abrigado eventos do gênero, como Rio de Janeiro e São Paulo. “O slogan da Bienal de Juiz de Fora é ‘Abrindo novas Páginas Para a Vida’, trazendo esse pensamento empolgante de novidade. Nos unimos com nossos parceiros para compartilhar ideias relacionadas à divulgação e ao formato da Bienal, que contará com diferentes manifestações culturais. A presença de autores independentes locais foi uma de nossas principais preocupações, e haverá inclusive uma mesa de esclarecimento sobre a Lei Murilo Mendes, principal meio público de incentivo à cultura na cidade”, explica. “Recebemos também indicações de alguns nomes através das redes sociais e fizemos o possível para incluir esses autores no evento. Estamos abertos a sugestões, e tudo pode ser aprimorado”.


Às 12h do dia 14 de junho ocorrerá uma solenidade de abertura, com a presença dos presidentes da Câmara Mineira do Livro (CML) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). “Nossa cidade estará marcada nessas câmaras como anfitriã do evento”, continua a organizadora. “Entre os escritores já confirmados para a Bienal estão a Carina Rissi, que foi muito requisitada, Patrícia Barboza, Graciela Mayrink, Gustavo Rosseb e Nana Pauvolih, famosa por seus romances eróticos. Alguns desses autores também vão ministrar oficinas. Em relação às editoras, haverá stands da Record, Rocco, Intrínseca, Sextante, Ática e Saraiva, por exemplo”.


Em relação à infraestrutura para receber a Bienal, Cristina ressalta que o público conta com as opções de estacionamento no próprio Independência Trade Hotel ou do Independência Shopping, que fica ao lado. “Contaremos com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) para que haja uma boa sinalização e controle de trânsito no local, além de aumento na circulação dos ônibus. O lugar é estratégico, pois fica perto de pontos de ônibus e de táxi. Haverá cafés, restaurantes, foodtrucks e biketrucks na área do evento, além de mapas de bolso com a localização dos stands. Temos parcerias com emissoras de TV, rádios e redes sociais para a divulgação. Ainda iremos distribuir flyers e fazer sacolas personalizadas”.


Cristina Senafinaliza com uma boa notícia para os professores.“A visita de turmas de escolas públicas ou privadas pode ser facilmente agendada pelo site www.bienaldolivrojf.com.br/visita-agendada ou pelos telefones (32) 3217-6538 e (32) 98886-2966. A programação completa também estará disponível no site a partir da próxima semana”.
Fernando Franco, responsável pela Livraria Arco-

Íris e pela Franco Editora, enfatiza a importância do evento para incentivar o prazer da leitura nas crianças. “Teremos diversos autores infantis ministrando oficinas para crianças, dando dicas para contar histórias ou escrever poesias. Também haverá oficinas de assuntos variados para professores, como o uso de origami na sala de aula e a importância das ilustrações nos livros infantis”, enumera. “Outras cidades também estão se preparando para a Bienal: um ônibus de São João Nepomuceno está se organizando com o objetivo de trazer crianças para comparecer às oficinas”.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro