Programa de Internet gratuita da PJF registra mais de 147 mil usuários

Programa de Internet gratuita da PJF registra mais de 147 mil usuários

No caminho de ida e volta para a faculdade, a estudante Carine Oliveira reserva alguns minutos para acessar a internet através do sinal oferecido pelo programa “JF+Digital”. “Sempre que passo pelo Parque Halfeld, aproveito o wi-fi gratuito para acessar minhas redes sociais e ver as notícias do dia”. Já a vendedora Eliane Souza utiliza o serviço no horário de almoço. “Como eu trabalho em uma loja na Marechal, é comum eu aproveitar um tempinho do meu horário de almoço para usar a internet”.

Desde que foi implantado em Juiz de Fora, em junho de 2015, o “JF+Digital”, programa que disponibiliza internet sem fio (wi-fi) gratuita, sem ônus para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em áreas públicas da cidade, através da parceria entre o município e a empresa Virtual Telecom, já conta com 147.774 usuários cadastrados. Até o final de janeiro deste ano, o programa contabilizou 3.130.020 conexões.

Com o objetivo de incentivar a inclusão digital da população de forma rápida, democrática e gratuita, são disponibilizados acessos à internet nos seguintes pontos da cidade: Parque Halfeld; praças da Estação, Antônio Carlos, Coronel Geremias Garcia (Benfica), do Manoel Honório, Armando Toschi (Jardim Glória) e no Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU, no Bairro Araújo, na região norte; nos calçadões das ruas Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore e São João. A PJF deve publicar, no próximo mês, um novo edital de chamamento público para ampliação do programa, contemplando 115 novas áreas na cidade, incluindo regiões rurais, pontos de ônibus e praças.

Aplicativo facilita acesso dos usuários

Para facilitar o acesso ao serviço de internet gratuita, a Virtual Telecom disponibilizou o aplicativo (app) “JF+Digital” (versão 1.0), apenas para o sistema operacional Androide, na versão 4.1 ou superior. Nele, os usuários podem obter informações sobre como utilizar o serviço, consultar o tempo de navegação na internet, efetuar ou excluir o cadastro, verificar onde o serviço é disponibilizado, alterar senha, obter suporte. Além do app, o usuário pode consultar informações no site jfmaisdigital.com.br. Neste mês, a empresa deve disponibilizar o app também para IOS.

No final de 2017, as 11 áreas que contam com o sinal de internet gratuita começaram a receber placas informando a disponibilidade do serviço. A sinalização dos locais foi realizada através de uma parceria entre as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), através da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SSTI), de Transporte e Trânsito (Settra), e de Comunicação (SCS), com o objetivo de informar a população onde o serviço é disponibilizado, aumentando, assim, o número de usuários e tornando a ferramenta mais útil.


 Fonte: Assessoria/PJF

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro